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Paulo Gonçalves
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Ladeira do Relógio
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9900-108
Horta
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124168140
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Direção Regional da Educação
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[email protected]
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ProSucesso – Açores pela educação - Plano
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04-06-2015
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Remeto abaixo algumas das minhas propostas apresentadas em Conselho de Departamento e que penso que são um bom contributo:
1. Foco na qualidade das aprendizagens dos alunos
Exigir a redução da carga horária global das aulas formais - Menos aulas e melhores aulas
Passar as aulas de 90´para 50´em quase todas as disciplinas
Reduzir o número de disciplinas - Os alunos do 3º Ciclo tem 13 disciplinas, o que é uma loucura.
Aumentar o número de disciplinas de opção no 3º ciclo
Propor a redução dos programas em quase todas as disciplinas - Menos conteúdos e melhor aprendizagem.
Avaliar da capacidade de escrita a todos os alunos, à entrada do 7º ano
Avaliar da capacidade de leitura a todos os alunos, à entrada do 7º ano
Avaliar da capacidade de aplicação das operações básicas da matemática a todos os alunos, à entrada do 7º ano
Passar das 5 aulas semanais de Matemática e Português, para uma solução 3+2 em que as três primeiras aulas da semana são iguais para todos os alunos e as duas últimas são diferenciadas. Nessas os alunos com mais facilidade teriam que ajudar os restantes, os que tinham mais dificuldades teriam que realizar tarefas obrigatórias de escrita, leitura, expressão e cálculo. - Mais aulas para todos os alunos não trouxe mais sucesso
Promover a realização de testes por níveis. em particular em português e matemática
Promover a introdução da programação nas escolas
Implementar a minha proposta “Um professor, um projeto”
Proibir os trabalhos de casa
Implementar uma hora obrigatória de trabalho individual na escola
Reintroduzir as áreas curriculares não disciplinares mas numa solução deste tipo:
7º Ano - Estudo Acompanhado
8º Ano - Formação Cívica / Cidadania
9º Ano - Área-projeto
Introduzir uma disciplina de opção no 3º ciclo de introdução à programação
Colocar computadores nas salas de aula
Incentivar a utilização de tecnologia na sala de aula com o enquadramento dos professores
Promover a deslocação dos alunos para a escola a pé ou e bicicleta
Promover a possibilidade dos alunos cumprirem um ciclo sem terem que realizar todas as disciplinas
2. Promoção do desenvolvimento profissional dos docentes
Acabar com o conceito de avaliação de professores e apostar na formação de professores
Promover a formação contínua no início do ano letivo
Promover formação obrigatória para os professores em que forem identificados problemas, por via da reclamação de colegas, alunos ou pais.
Manter e promover a formação intra-departamental
Promover a partilha de experiências entre os professores da escola, numa conferência anual ou bianual
Promover a visualização de aulas entre colegas
Promover a filmagem de aulas pelos próprios professores para auto-análise e correção
3. Mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais
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