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Versão PortuguesaMUDAR LÍNGUA
Paulo Gonçalves
 
Ladeira do Relógio
 
9900-108   Horta
 
124168140
Direção Regional da Educação
 
[email protected]
 
ProSucesso – Açores pela educação - Plano
 
04-06-2015
 
Remeto abaixo algumas das minhas propostas apresentadas em Conselho de Departamento e que penso que são um bom contributo: 1. Foco na qualidade das aprendizagens dos alunos Exigir a redução da carga horária global das aulas formais - Menos aulas e melhores aulas Passar as aulas de 90´para 50´em quase todas as disciplinas Reduzir o número de disciplinas - Os alunos do 3º Ciclo tem 13 disciplinas, o que é uma loucura. Aumentar o número de disciplinas de opção no 3º ciclo Propor a redução dos programas em quase todas as disciplinas - Menos conteúdos e melhor aprendizagem. Avaliar da capacidade de escrita a todos os alunos, à entrada do 7º ano Avaliar da capacidade de leitura a todos os alunos, à entrada do 7º ano Avaliar da capacidade de aplicação das operações básicas da matemática a todos os alunos, à entrada do 7º ano Passar das 5 aulas semanais de Matemática e Português, para uma solução 3+2 em que as três primeiras aulas da semana são iguais para todos os alunos e as duas últimas são diferenciadas. Nessas os alunos com mais facilidade teriam que ajudar os restantes, os que tinham mais dificuldades teriam que realizar tarefas obrigatórias de escrita, leitura, expressão e cálculo. - Mais aulas para todos os alunos não trouxe mais sucesso Promover a realização de testes por níveis. em particular em português e matemática Promover a introdução da programação nas escolas Implementar a minha proposta “Um professor, um projeto” Proibir os trabalhos de casa Implementar uma hora obrigatória de trabalho individual na escola Reintroduzir as áreas curriculares não disciplinares mas numa solução deste tipo: 7º Ano - Estudo Acompanhado 8º Ano - Formação Cívica / Cidadania 9º Ano - Área-projeto Introduzir uma disciplina de opção no 3º ciclo de introdução à programação Colocar computadores nas salas de aula Incentivar a utilização de tecnologia na sala de aula com o enquadramento dos professores Promover a deslocação dos alunos para a escola a pé ou e bicicleta Promover a possibilidade dos alunos cumprirem um ciclo sem terem que realizar todas as disciplinas 2. Promoção do desenvolvimento profissional dos docentes Acabar com o conceito de avaliação de professores e apostar na formação de professores Promover a formação contínua no início do ano letivo Promover formação obrigatória para os professores em que forem identificados problemas, por via da reclamação de colegas, alunos ou pais. Manter e promover a formação intra-departamental Promover a partilha de experiências entre os professores da escola, numa conferência anual ou bianual Promover a visualização de aulas entre colegas Promover a filmagem de aulas pelos próprios professores para auto-análise e correção 3. Mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais


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